terça-feira, 19 de agosto de 2008

Você quis dizer: "opressão habitual"

A filha da faxineira daqui de casa me deixou realmente com muitas dúvidas, hoje! curioso, aliás, como um certo remorso social fez alguns adotarem eufemismos cada vez mais ridículos para "empregada doméstica"... de ajudante passou a ser secretária, chegando até a gerente. Logo haverá, a seguir assim a coisa, diretoras domésticas, talvez superintendentes de saneamento e coordenação doméstica... quer-se com isso, pelo jeito, conferir uma dignidade profissional a quem, na verdade, já a tem, embora ela seja negada precisamente - em atos - pelas pessoas que usam essa linguagem. Mas enfim, Elizângela, secundarista, pediu-me ajuda para uma pesquisa sobre Elba.
- A ilha?
- Não sei, a professora não disse.
- Professora de quê?
- Geografia.
Se fosse História, decerto teria alguma coisa a ver com Napoleão e suas férias forçadas. Sendo Geografia, podia ser ou o rio ou a ilha.
- Mas ela não disse nada?
- Não. Só disse que é pra procurar na internet.
Quando eu era criança e o computador era ficção científica, a gente sempre via aqueles desenhos em que alguém perguntava: "Computador, informe-me sobre esta corrente no vácuo transverso!" E a máquina respondia na lata, porque sabia tudo. Depois que pcs viraram eletrodomésticos, passamos a rir dessas lembranças, mas eis que agora Google e Wikipedia fazem da ficção uma premonição realizada (...como a ilha de Elba não serve pra nada, é mais provável que seja o rio...) . A diferença é que, nos desenhos e filmes de antigamente, o conhecimento procurado era da mais alta importância e quem pesquisava sabia muito bem do que se tratava a tal corrente.
A inclusão digital, assunto de interesse dos bem-intencionados estatais e particulares, talvez seja mais um eufemismo, e tão enganador quanto aqueles(... lembro que, na escola primária, quando copiávamos malandramente a resposta a uma questão, a dona Venina sentenciava: vocês estão enganando a vocês mesmos...)
O Orkut, pelo menos, deve ganhar com isso. Se bem que já imagino um Deivisson mandando um pedido de "add" a uma Carol, dessas que só vão ao dentista pra fazer limpeza, e sendo sumariamente ignorado.
- Pô... eu podia tá passando vírus em porta de comunidade, roubando perfil e tal... mas eu prefiro pedir... aceita aí, vai, na moral...
(A.S.)

Um comentário:

Cosa Uneca disse...

Inclusão digital...CTRL+C/CTRL+V...