terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Modo de Preparo

Eu tenho medo de cozinha. Só sei fazer coisas grelhadas, macarrão, arroz e farofa. E purê de batatas também, sendo que nunca sei qual é a quantidade certa de leite e o bicho sempre acaba parecendo um mingau.

Num Natal desses, eu e minha irmã ficamos encarregadas em preparar a ceia. Eu tinha sob minha responsabilidade o peru, a farofa de miúdos e o arroz com passas. Só quando estávamos ao redor da mesa e prestes a atacar o depenado é que descobri que, ao contrário do que imaginei, os miúdos tinham sim vindo na embalagem. Estavam num saquinho dentro do que morreu de véspera. E eu virei a piada natalina eterna.

Acho que por ter mãe cozinheira de mão cheia e não ter muita paciência com as coisinhas, os detalhes que a arte de cozinhar exige, nunca dei bola pra cozinha. Só chegava quando o cheiro subia para experimentar se estava bom de sal. E só. Minha fama sempre foi a da pessoa mais suspeita do mundo para dar o parecer final sobre algum prato, já que acho tudo uma delícia. Até me disseram que o meu paladar é defeituoso. Talvez seja.

Minha irmã, ao contrário de mim, se arriscava em algumas coisas triviais, nem que fosse um bolo confeitado ou um brigadeiro de colher. Isso para mim era misterioso e arriscado: e se eu errasse a mão em tudo e tivesse que jogar no lixo? Olha o desperdício que não ia ser!

Duas semanas atrás, minha irmã fez moqueca de carne em São Paulo. Danada ela. Além de dendê não ser uma coisa que se encontre na primeira esquina, ela não tinha Mainha pra dizer se estava no caminho certo ou não. E mais: deu um toque pessoal alterando o ingrediente principal para carne, o que não é muito comum em Salvador. Não comi, mas pelas fotos, deveria estar uma delícia, como sempre.

Pois bem: final se semana passado aprendi e fiz numa tacada só moqueca de camarão no sábado e de Vermelho no domingo. Com farofa de macumba e cerveja para acompanhar. Morrendo de medo de estar dando um passo maior do que a perna. Deu certo. Estava uma delícia! E Edson Gomes na vitrola. Sem comentários.

2 comentários:

Anônimo disse...

RECEITA! RECEITA! RE-CEI-TA!!

Anônimo disse...

Ah, redimiu-se enfim da imagem do jaburu... bota uma da Alizee agora...