segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A incrível capacidade de estragar o dia alheio

Que eu me lembre, tive três entrevistas de emprego catastróficas, contando com a de ontem, todas aqui em São Paulo. 

Numa delas, fui pega de surpresa para fazer um teste de Excel, o que não era muito minha praia na época, e acabei comendo sabão. Na outra, fiz o pior trajeto possível, debaixo de um temporal monstro, com calça clara, sobrinha quebrada, a chapinha indo pro beleleu e e eu chegando atrasada e com cara de Maga Patalógica. Mesmo assim me entrevistaram mas, pro nível do lugar, eu mais parecia uma candidata a bucha de canhão. 

E a de ontem. Ah, a de ontem. Eu estava animada e confiante por três motivos: primeiro, o meu professor da academia que fiz é um dos sócios da empresa. Segundo, fui indicada por um ex-colega. Terceiro, eu me saí muito, muito bem mesmo na primeira entrevista, que foi há quase um mês – a maior prova é que fui chamada para a entrevista técnica. 

Tirando a mágica que tive que fazer pra sair da Vila Mariana às 16h45 e chegar em Pinheiros meia hora depois, com o dilúvio que rolou aqui, as coisas pareciam muito bem encaminhadas. Já estava até treinando a conversa que ia ter com o meu chefe atual sobre a minha saída, motivada apenas pela busca de novos horizontes profissionais. 

Fui recebida pelo meu ex-professor, mas logo em seguida ele me deixou com o que seria o meu chefe imediato e com a coordenadora de projetos. Beleza, pouca coisa me assusta hoje em dia. Só que o fulaninho era um bom de um filho da puta, que fez de tudo para me constranger – e conseguiu. 

Como eu ainda estava no clima leve e descontraído da conversa que estava tendo com o meu ex-professor, achei até que o capeta estava sendo engraçadinho – não, ele estava sacaneando mesmo com a minha cara de tonha. Começou dizendo que não fazia idéia de onde ficava Jaçanã, o bairro onde moro. Eu disse que ficava longe de qualquer lugar e ele disse que também morava num lugar assim quando era solteiro, mas que melhorou de vida. Primeiro comentário infeliz. 

Daí, começou a me fazer perguntas absurdas sobre o sistema, como se fosse uma banca examinadora de doutorado em física quântica. Também me aplicou um teste escrito onde eu deveria qualificar de 0 a 5 o meu conhecimento dos módulos, sendo que eu seria cobrada através dessa pontuação, caso fosse contratada. Caçou o que eu pontuei como 5 e me fez uma pergunta simplesmente ridícula, sem noção, nada a ver, coisa que nem a prova de certificação da academia perguntou. 

Saí de lá meio mal - se fosse em outros tempos, com certeza, sairia chorando. Bom, caso eles me chamem, a resposta já tenho na ponta da língua: "Obrigada, não tenho mais interesse. A empresa não é o perfil que procuro para trabalhar. Passem bem."

4 comentários:

Lukas disse...

Amiga, mais que fulaninho sem noção!
Adorei o comentário emais ainda a possíel resposta do emprego.
Ahhh, anteciparei minha ida a São Paulo por causa do batizado do meu sobrinho, então talvez dê pra gente se vê. Vou estar em São Paulo a partir do dia 13 de março, domingo.
Vamos nos falando... Beijo.

Lukas disse...

amiga, saiu como no me do meu filho, ma sou eu, Helene.

Cecília Gomes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cosa Uneca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.