segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Uma como muitas

Tem gente que procura sarna pra se coçar, né? Conheço uma figurinha com uma história que a gente só vê em filme que fala da miséria humana: 19 anos, mãe solteira, diarista durante a semana e manicure aos sábados, acabou de entrar na justiça para que o pai de sua filha passe a ajudá-la no sustento da menina, de quase três anos. 

A criança frequenta uma creche municipal em tempo integral de segunda a sexta e vai para o salão com a mãe todo sábado, para desespero das clientes, já que o pai, que reserva o fim de semana para encher a cara, se recusa a ficar com ela. 

A mãe apareceu com uma conversa meio enrolada dia desses, que tinha reencontrado um amor do passado e que estavam dispostos a recomeçar, apesar dele morar em outra cidade. Na semana seguinte a história ficou mais atrapalhada ainda, já que o príncipe encantado foi vítima de uma bala perdida enquanto saía de um churrasco. 

Estava internado, mas não podia receber visitas de jeito nenhum. Também não podia receber ligações e ela só sabia do seu estado através da família dele. E essa história ficava confusa a cada semana que eu ia fazer minhas unhas, mas eu não deixava claro que sabia que muita coisa estava sendo omitida ou fantasiada. Ela falava, falava, falava, e eu e minha cara de pessoa ajuizada, sempre atraindo esse tipo de situação, ouvindo tudo com muita atenção e paciência. 

Sábado passado ela não aguentou e me contou a verdade: o fulaninho havia sido preso por estar dirigindo um carro roubado (“Coitado, Cynthia, ele não sabia” – e eu fiz cara de quem acreditou), mas não voltou pra cadeia em um desses indultos que recebem em datas comemorativas. Ou seja, foragido. Na saída do tal churrasco apareceu um do nada e deu três tiros nele, coisa encomendada mesmo. E ele está preso no hospital penitenciário, cumprindo pena e sem poder receber visitas ou falar por telefone. 

E ela caindo de amores, fazendo planos de quando ele estiver livre, mesmo se for confirmado que vai ficar paralítico, pois aí sim a vida dela vai tomar um rumo. Rezo para que seja o certo.

Nenhum comentário: